sábado, 17 de novembro de 2012

São Miguel gravada na madeira

A primeira cidade aportada pelo GRAVURA DE INVERNO 2012 foi São Miguel do Aleixo. As aulas começaram no dia 12 de novembro e segue até 07 de dezembro deste ano. Inscrições feitas, agora é só madeira!
Saiba mais sobre essa cidade encantada, cheia de mistérios e muita gente bacana!



Fonte: http://www.saomigueldoaleixo.se.gov.br


A povoação de São Miguel do Aleixo, a 95 quilômetros da capital, começou a se formar nos anos 20, a partir da implantação de um comércio de secos e molhados praticamente no meio da mata. Mas o crescimento só começou a acontecer por volta de 1938, com a chegada de Domício José das Graças, homem reconhecido como o principal fundador da localidade, juntamente com Manoel Barreto Santos. O nome do município, que tem como ponto turístico a pedra da sereia, foi criado especialmente para homenagear o pai de Domício, Miguel das Graças, e o padre Aleixo. O fundador da povoação resolveu investir no crescimento, e começou a comprar terras e a convidar mais pessoas para morar no lugar.  Que passou a se chamar Lagoa do Aleixo com um tempo depois foi mudado para São Miguel do Aleixo.
São Miguel do Aleixo possui uma área territorial de 144 Km². Localiza-se no agreste sergipano e se limita ao Norte com Nossa Senhora da Glória, ao Sul com Ribeirópolis, a Leste com Nossa Senhora das Dores e a Oeste com Nossa Senhora Aparecida. Ressalta-se que Dores foi um dos municípios que já recebeu o projeto Gravura de Inverno, com isso a ida para São Miguel fortalece o pólo de produção nesta região.  
O município de Aleixo é banhado pelo rio Salgado que deságua no Rio Sergipe, sendo um dos pontos turísticos principal da cidade. Tem uma visão panorâmica de chamar a atenção dos seus visitantes, o mistério do Poço da Sereia, poço que nunca secou e a Pedra do Oratório sendo uma mistura de lenda e beleza exótica de suas paisagens naturais.  Literatura de Cordel e Queima do Judas, o Grupo de Penitentes na quaresma, são algumas de suas manifestações culturais. 
São Miguel do Aleixo está inserida no Território da cidadania Sertão Ocidental - SE segundo delimitações do Ministério da Integração Nacional - MDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário